22/03/2022 - NOTÍCIA

Dia Mundial da Água

Dia 22 de Março comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o propósito de promover a discussão pública sobre a problemática dos recursos hídricos.

O nosso organismo é constituído por cerca de 60-70% de água, sendo esta o principal constituinte celular, com funções ao nível do transporte de nutrientes e em todas as reações metabólicas do organismo. Para não comprometermos a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos nossos órgãos e o bom desempenho físico e cognitivo, devemos ingerir as quantidades recomendadas de água.

Se observarmos a Roda dos Alimentos a água ocupa o lugar central, devendo ser privilegiado o seu consumo em detrimento de outras bebidas açucaradas. Nas frutas, nos hortícolas, no leite e na sopa também conseguimos ingerir grandes quantidades de água, daí o incentivo ao consumo destes alimentos.

Não consegue ingerir água ao longo do dia sem ter sede?

Recorrer a águas aromatizadas e a infusões/chás poderá ser uma boa estratégia para aumentar os níveis de hidratação quando a ingestão de água simples for considerada um problema. 

Need Help?