FADU e MentorART unem-se para promover inclusão através do desporto
A FADU e o Programa MentorART celebraram um protocolo de cooperação que reforça o papel do desporto universitário como meio de inclusão e desenvolvimento social.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Programa MentorART estabeleceram, a 2 de outubro, um protocolo de cooperação com o objetivo de utilizar o desporto universitário como ferramenta de inclusão social. Esta parceria visa aproximar o movimento desportivo do ensino superior de iniciativas com impacto social, promovendo projetos que incentivem a participação, a igualdade de oportunidades e a integração comunitária. De acordo com as duas entidades, o acordo prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas que combinem o desporto com práticas de mentoria social, envolvendo estudantes universitários em ações de voluntariado e capacitação pessoal.
A FADU Portugal continua, assim, a reforçar o seu papel na promoção do desporto no meio académico, valorizando não apenas o desempenho competitivo, mas também a formação integral e os valores humanos associados à prática desportiva. Por sua vez, o Programa MentorART trabalha para criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, através de relações de mentoria entre jovens e estudantes do ensino superior, contribuindo para uma sociedade mais solidária e participativa.
Enquanto membro ativo do sistema desportivo universitário nacional, o CDUP-UP destaca a importância deste tipo de iniciativas, que reforçam o compromisso da Universidade do Porto com o desporto, a inclusão e o desenvolvimento social. O CDUP-UP mantém-se empenhado em promover um desporto universitário acessível, formativo e transformador, alinhado com os valores de cidadania e responsabilidade social que norteiam a U.Porto.
Como fazer parte?
Os estudantes-atletas deverão candidatar-se durante o mês de outubro. Enquanto mentores, irão acompanhar crianças ou jovens entre os 10 e os 16 anos, do ensino básico e secundário, que possam estar a enfrentar alguns desafios no seu percurso. No ano letivo 2025/2026, serão mentorados estudantes do Porto, Lisboa, Aveiro e Coimbra. Toda a informação sobre esta nova parceria pode ser consultada aqui.

